-
Arquitetos: REX ARCHITECTURE
- Área: 129000 ft²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao lado do local mais venerado da cidade de Nova York, o Centro de Artes Cênicas Perelman (PAC NYC) se destaca como o centro cultural e o último elemento público no plano diretor do World Trade Center, destacando o poder transformador da arte em contraste com a importância comemorativa do local. Como espaço para teatro, música, dança, ópera e cinema, o PAC NYC é pioneiro na inovação de formas de adaptabilidade teatral para potencializar a criatividade dos artistas e permitir que diretores surpreendam o público com novas produções e experiências imersivas a cada visita.
A forma pura do prédio - rotacionada e elevada para lidar com complexas restrições abaixo e ao nível do solo - é envolta em mármore translúcido. Durante o dia, o volume se apresenta como um elegante edifício de pedra, reconhecendo a seriedade do Memorial do 11 de Setembro do outro lado da rua. À noite, esse monólito se torna quase imperceptível, revelando de maneira sutil a energia criativa do PAC NYC em seu interior.
O PAC NYC é um instrumento versátil, com uma série de teatros e docas de cena que podem ser combinados em 10 proporções e transformados em 62 configurações diferentes de palco e plateia, variando de 90 a 950 lugares. As equipes criativas podem adaptar os espaços conforme suas expressões artísticas e experiências desejadas para o público, usando um conjunto de sistemas técnicos automatizados e manuais. Isso inclui quatro paredes acústicas móveis tipo "guilhotina", quatro torres de assentos móveis (para configurações como pátio, ferradura, arena, avançado e outras), um sistema de passarela em dois níveis e uma grade caminhável, 56 elevadores "spiralifts" para moldar o piso dos teatros em várias geometrias, além de várias passarelas e varandas removíveis para o público.
Além disso, uma área de flexibilidade ao redor dos teatros - incluindo oito portas acústicas, as docas de cena montadas em forma de cruz e um circuito periférico de circulação - permite que cada uma dessas áreas seja adaptada como entrada ou saída, criando saguões e antecâmaras de performance inesperados. Quatro conjuntos de elevadores e escadas podem ser utilizados individualmente ou combinados, proporcionando diferentes trajetos de circulação a partir do saguão. Com essa imensa flexibilidade, o PAC NYC surpreende os espectadores, sendo uma "Caixa de Mistério" onde cada diretor pode criar experiências únicas através da sua imaginação.
Para garantir uma acústica excepcional em um ambiente radicalmente flexível, com tamanhos e proporções variáveis de auditórios, várias possibilidades de localização para palco e plateia, e vozes e instrumentos tanto amplificados quanto não amplificados, os teatros foram projetados para criar uma atmosfera acústica que lembra uma clareira de floresta sem limites claros e difusa. Uma parede periférica de árvores, com espaços sólidos e vazios distribuídos aleatoriamente, retém a energia acústica sem criar uma assinatura auditiva definida: um ambiente ideal para adaptar paisagens sonoras específicas para cada configuração de performance.
Para reproduzir a geometria de uma clareira de floresta, foi desenvolvido um sistema de três tábuas de nogueira — uma com uma cavidade, outra com duas e outra com três — feitas de forma econômica. Como as cavidades nas bordas de cada tábua têm um raio consistente, as tábuas sempre se encaixam independentemente de sua disposição ou rotação. Isso possibilita 258 combinações diferentes de disposições das tábuas. As geometrias das tábuas, suas disposições e os espaços entre elas foram projetados e testados iterativamente pelo acústico e pelo arquiteto para formar uma superfície efetivamente aleatória de maneira econômica e padronizada.